Novos radares serão instalados na Rodovia Euclides da Cunha e outras vias do noroeste paulista
Segundo o superintendente do DER-SP, Sergio Codelo, a medida faz parte de um compromisso para aumentar a segurança nas estradas e reforçar a meta da ONU de reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2030.

Da Redação
O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER) determinou a instalação de novos radares para fiscalização de velocidade em diversas rodovias do estado. Entre os locais contemplados, estão trechos da Rodovia Euclides da Cunha (SP-320) e Péricles Belini (SP-461), que cortam Votuporanga.
A ordem de serviço assinada pelo DER prevê a instalação de 649 novos dispositivos em estradas estaduais, dos quais 36 serão destinados à região noroeste paulista. As empresas responsáveis terão um prazo de até 90 dias para concluir a instalação, e a expectativa é que os equipamentos entrem em operação até maio de 2025.
Os pontos de instalação foram definidos com base em critérios como índices de acidentes, velocidade praticada, proximidade de passagens de fauna e características geométricas das vias. Em Votuporanga, os radares serão reinstalados nos mesmos locais onde funcionavam até 2021, antes da remoção devido ao fim do contrato anterior. Na Euclides da Cunha, os equipamentos serão posicionados nos quilômetros 516 e 522, enquanto na Péricles Belini a fiscalização retornará ao Pontilhão do Frango Rico.
Além de Votuporanga, a Euclides da Cunha receberá mais 12 radares em diferentes trechos: um em Bálsamo (km 462), três em Tanabi (km 477 e dois no km 479), um em Cosmorama (km 498), dois em Fernandópolis (km 551 e 556), dois em Jales (km 578 e 583), dois em Santa Fé do Sul (km 623) e um em Rubinéia (km 628).
Os dispositivos contarão com tecnologia capaz de medir a velocidade dos veículos e fornecer dados estatísticos sobre o tráfego. Eles serão dos tipos Fixo-Redutor e Fixo-Controlador, excluindo a modalidade Doppler, popularmente conhecida como “anti-migué”.
Segundo o superintendente do DER-SP, Sergio Codelo, a medida faz parte de um compromisso para aumentar a segurança nas estradas e reforçar a meta da ONU de reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2030.
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